Cidadania e Desenvolvimento
2020/21 - Orientação vocacional
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Seguindo as orientações da Estratégia Nacional para a Cidadania e Desenvolvimento, que tem como as aprendizagens esperadas:
- Conceção não abstrata de cidadania;
- Identfcação de domínios essenciais em toda a escolaridade;
- Identfcação de domínios essenciais em toda a escolaridade;
- Identfcação de competências essenciais de formação cidadã (Competências para uma Cultura da
Democracia).
E os 3 eixos:
- Atitude cívica individual;
- Relacionamento interpessoal;
- Relacionamento social e intercultural,
A planificação da disciplina de CD tem em conta os domínios definidos e o seu contributo para o Perfil dos Alunos. A abordagem dos diferentes domínios deverá centrar-se-á no desenvolvimento de projetos interdisciplinares. Cada projeto/ atividade será alvo de uma planificação específica podendo constituir-se como domínios de autonomia curricular ou outras formas de organização do trabalho.
No 3º Ciclo do ensino básico os domínios a trabalhar na Cidadania e Desenvolvimento são os seguintes:
Direitos Humanos (civis e políticos, económicos, sociais e culturais e de solidariedade);
Igualdade de Género;
Interculturalidade (diversidade cultural e religiosa);
Desenvolvimento Sustentável;
Educação Ambiental;
Saúde (promoção da saúde, saúde pública, alimentação, exercício físico)
2.º Grupo:
Sexualidade (diversidade, direitos, saúde sexual e reprodutivo);
Media;
Instituições e participação democrática.
Literacia financeira e educação para o consumo;
Segurança rodoviária;
Risco.
3.º Grupo:
Empreendedorismo (na suas vertentes económica e social);
Mundo do Trabalho;
Segurança, Defesa e Paz;
Bem-estar animal;
Voluntariado.
Monitorização
Igualdade de Género;
Interculturalidade (diversidade cultural e religiosa);
Desenvolvimento Sustentável;
Educação Ambiental;
Saúde (promoção da saúde, saúde pública, alimentação, exercício físico)
2.º Grupo:
Sexualidade (diversidade, direitos, saúde sexual e reprodutivo);
Media;
Instituições e participação democrática.
Literacia financeira e educação para o consumo;
Segurança rodoviária;
Risco.
3.º Grupo:
Empreendedorismo (na suas vertentes económica e social);
Mundo do Trabalho;
Segurança, Defesa e Paz;
Bem-estar animal;
Voluntariado.
Outros domínios do 2º e 3º grupo podem ser trabalhados de forma opcional, conforme Plano Curricular de Turma.
Avaliação
A avaliação é proposta pelo professor da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e é da responsabilidade do Conselho de Turma. A avaliação deverá ter lugar de forma contínua e sistemática. As formas de recolha de informação deverão ser diversificadas e devem ser utilizadas diferentes técnicas e instrumentos de avaliação, valorizando o desenvolvimento das atividades.
Os critérios de avaliação de CD em vigor são os definidos pelo Conselho de Turma e pela escola, e validados pelo Conselho Pedagógico.
Monitorização
A monitorização é feita ao longo do ano letivo, pelo Diretor de Turma, através do preenchimento de uma grelha onde se assinalam os domínios trabalhados em função dos projetos/atividades desenvolvidas.
Ano letivo 2020 - 2021 (9.ºC)
Tarefa 1# Direitos Humanos (civis e políticos, económicos, sociais e culturais e de solidariedade);
- Eleição do Delegado e Subdelegado de turma
- Assembleia de turma: Projeto STOP Bullying.
- Produção cartazes sobre os direitos humanos.
Tarefa 2# Igualdade de Género;
Produzir um MANIFESTO audio / video ou em formato imagem sobre a vossa visão deste tema.
Tarefa 3# Interculturalidade (diversidade cultural e religiosa);
O conceito - clicar aqui
Intercultaridade - clicar aqui
A diversidade cultural - clicar aqui
Produzir um CARTAZ sobre a vossa visão deste tema.
Mês da Leitura no AESAntónio: "Poesia é Magia"
https://padlet.com/biblioantonio/Bookmarks
Nosso trabalho:
https://www.storyjumper.com/book/read/103216636
Tarefa 4 # Desenvolvimento Sustentável
http://www.maletas.ena.com.pt/?cix=1017&curr=802&lang=1
https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/desenvolvimento_sustentavel/
http://pelanatureza.pt/natureza/ecoinfo/desenvolvimento-sustentavel-o-que-e
Tarefa 5# Educação Ambiental;
Tarefa 6# Saúde (promoção da saúde, saúde pública, alimentação, exercício físico)
Ano letivo 2019 - 2020 (8.ºC)
Tema 1# Direitos Humanos
Registos dos nossos trabalhos....
Tema 2# Igualdade de género
Caderno Caritas - ler aqui
Mês de NOVEMBRO - DIREITO DA CRIANÇA
Projeto T-shirts alusivas aos direitos das crianças
Tema 3# Interculturalidade ou Multiculturalidade
Registos dos nossos trabalhos....
Tema 4#Desenvolvimento sustentável
Visita de estudo dia 30 de abril de 2020...
Tema #5 - Educação ambiental
2018 - 2019 - 3.º Período
Tema #5 - Educação ambiental
FASE 1:
Criar uma campanha para um consumo responsável
Tema 1# Direitos Humanos
Registos dos nossos trabalhos....
Tema 2# Igualdade de género
Caderno Caritas - ler aqui
Registos dos nossos trabalhos....
Mês de NOVEMBRO - DIREITO DA CRIANÇA
Projeto T-shirts alusivas aos direitos das crianças
Tarefa: elaboração de t-shirts em papel, relacionadas com a temática.
Partimos de...
E chegamos aqui....
25 novembro - Dia Internacional da Eliminação da Violência sobre as Mulheres
Tarefa: a partir de provérbios Portugueses, reformulá-los por forma a adequar aos tempos de mudança...
Partimos de...
E chegamos aqui....
Tema 3# Interculturalidade ou Multiculturalidade
Registos dos nossos trabalhos....
Tema 4#Desenvolvimento sustentável
Visita de estudo dia 30 de abril de 2020...
Tema #5 - Educação ambiental
| 2018/19 - 7.º C |
2018 - 2019 - 3.º Período
Tema #5 - Educação ambiental
FASE 1:
Criar uma campanha para um consumo responsável
Porque é tão importante promover a mudança de comportamentos em relação à gestão e valorização de resíduos? E como pode essa promoção ser feita de forma eficaz?
Focar nas seguintes pontos:
- PREVENÇÃO da produção de resíduos;
-REDUÇÃO da produção de resíduos;
-REUTILIZAÇÃO de resíduos;
-RECICLAGEM de resíduos.
Metas para cada ponto:
- um suporte gráfico a decidir dentro do grupo (painel, poster, cartaz, blog, podcast, vídeo);
- um lema para a campanha (uma frase apelativa);
- uma imagem para a campanha;
- 5 a 6 ideias de comportamentos ou práticas adequadas a adotar para a valorização dos resíduos
FASE 2:
Tema 4#Desenvolvimento sustentável
1. Desenvolvimento:
Definir planos de ação para a promoção do bem-estar
› Quais as razões para tantos milhões de seres humanos viverem em situação de grave carência, como está descrito no vídeo?
› Escrever num poster uma causa para a ausência de bem-estar em algumas sociedades;
› Quais as relações de causalidade entre os problemas? › Ordenar os problemas do mais abrangente para o mais específico.
2. Interdependência e globalização
Discutir a governação económica à escala global
Fase 1
› Quais os aspetos positivos e negativos da globalização?
› Quais as influências que esta tem sobre a forma como hoje vivemos?
Fase 2
› Desconstruir as diferentes etapas de fabrico de uma t-shirt;
› Pesquisar e identificar numa folha, de forma sequencial as diferentes etapas e materiais necessários para o fabrico da t-shirt, até estar disponível para venda ao público.
Fase 3
› Pesquisar e atribuir valores económicos a cada etapa até chegar ao início do processo, ou seja, à plantação do algodão e respetiva recolha;
› Qual o valor acrescentado na cadeia de valor das marcas, ou seja, do seu prestígio social, independentemente do seu valor real?
3. Pobreza e desigualdade
Video - aqui ou pede ao professor para ver este aqui
Discutir o combate às desigualdades, à pobreza e à exclusão social
Fase 1
› De acordo com o vídeo, quais as razões da existência de assimetrias profundas de desenvolvimento entre os países?
› Recordar que a não satisfação de necessidades básicas, como o desigual acesso dos/das cidadãos/ãs ao emprego, à saúde, à educação e à habitação tem relação direta com o nível de desenvolvimento de cada sociedade ou país.
Video - aqui ou pede ao professor para ver este aqui
Discutir o combate às desigualdades, à pobreza e à exclusão social
Fase 1
› De acordo com o vídeo, quais as razões da existência de assimetrias profundas de desenvolvimento entre os países?
› Recordar que a não satisfação de necessidades básicas, como o desigual acesso dos/das cidadãos/ãs ao emprego, à saúde, à educação e à habitação tem relação direta com o nível de desenvolvimento de cada sociedade ou país.
4. Justiça social
Video - aqui + aqui + aqui
Video - aqui + aqui + aqui
Promover formas de combater a discriminação social
O que é o Dia Mundial para a Justiça Social?
1- Porquê que é importante combatermos a desigualdade e procurarmos que a sociedade seja justa para todos/as?
2- A notícia refere alguns dados da Oxfam: “as oito pessoas mais ricas do mundo têm tanto dinheiro como metade da população mundial mais pobre, ou seja, 3,6 biliões de pessoas”:
3- Quais as razões que achas que existem para a distribuição desigual de oportunidades e riqueza nas atuais sociedades?
4- Como é que as pessoas e instituições com mais oportunidades e dinheiro podem apoiar quem tem menos posses e possibilidades?
5. Cidadania global
Analisar formas de participação na construção da cidadania global
Depois da visualização do vídeo e video, discutir a expressão “Será que o consenso entre Seres Humanos é sempre possível?”:
Qual é a tua opinião sobre a frase?
De que forma é que a existência de conflitos armados em vários pontos do globo prova que, muitas vezes, não conseguimos chegar a consensos sobre
determinadas situações por via do diálogo?
Quais podem ser algumas causas possíveis para estes conflitos?
Estas causas são sempre visíveis ou declaradas diretamente?
Tendo em conta que a sociedade e a produção são cada vez mais globalizadas, e a pobreza e desigualdades mais marcadas a nível global, discutir:
Se nos relacionamos cada vez mais a nível global e as sociedades dependem umas das outras em grande escala, não somos todo/as também responsáveis pela construção de sociedades mais justas?
De que maneira é que as nossas atitudes, em diferentes dimensões da vida
quotidiana, poderem ser responsáveis pelas injustiças de que milhões de seres
humanos são alvo em todo o mundo?
Recursos:
- RTP
- Educar para cooperar
- HELP images
2018 - 2019 - 2.º Período
Tema 3# Interculturalidade ou Multiculturalidade
1. Caracterizar a identidade cultural
Fase 1
Ver o vídeo e registar três ou quatro ideias sobre o mesmo (o tema, as imagens, palavras
mais importantes) e relacionar essas palavras com as seguintes questões:
o Que culturas estavam presentes no vídeo?
O Como será que vivem as pessoas dessas culturas?
O O que se sabe e não se sabe sobre elas?
O São conhecidas pessoas dessas culturas?
O Que opinião existe sobre essas culturas?
Comparar as respostas às questões com a noção que o conceito de cultura é semelhante
à imagem de um iceberg (apenas 10% dos componentes de uma cultura são facilmente
visíveis e que os restantes não são visíveis quando interagimos de forma superficial com
pessoas de outras culturas) e, por isso, é comum fazermos julgamentos incorretos sobre
culturas que não conhecemos.
As culturas são reproduzidas por pessoas e não existem pessoas superiores e pessoas
inferiores. Podem existir, no entanto, práticas ou tradições culturais que desrespeitem
alguns direitos humanos.
Fase 2
Comenta a última frase do vídeo, "qualquer ser humano é portador e transmissor de
cultura!".
Todos/as temos aspetos associados a uma ou mais culturas com que nos identificamos e
essa cultura pode ser mais ou menos semelhante às culturas dos nossos colegas de turma
ou da escola. Uma vez que é importante conhecermos as pessoas à nossa volta, o desafio é a criação um Bilhete da Identidade Cultural da Turma, com as seguintes informações:
o nacionalidades dos colegas;
o línguas faladas;
o países ou cidades onde já viveram;
o origem/nacionalidade dos pais;
o religião ou crenças;
o comidas favoritas ou frequentes;
o tradições festivas que pratica;
o sonhos para o futuro;
o principal medo;
o valores;
o outros.
Identificar a lista de aspetos a incluir e criar grupos de trabalho de 4 a 6 elementos: cada
grupo tem a missão de recolher de forma detalhada informação sobre aspetos da cultura
de cada um dos seus elementos e posteriormente apresentá-los.
Depois de recolhida a informação, definir o formato do Bilhete de Identidade da Turma. Alguns exemplos: criar um mural de parede com o bilhete de identidade em tamanho grande, fazer um caderno biográfico da turma, criar uma instalação artística, criar vários gráficos representativos dos aspetos identificados, criar um vídeo de apresentação da
turma, criar um blogue, etc.
Planear as sessões necessárias para elaborar o Bilhete de Identidade.
Com o produto final concluído, analisar o processo até agora: que características desconhecidas foram surpresas? De que maneira é que agora a identidade cultural dos/as
colegas é mais bem conhecida?
Ideias para agir
A construção do bilhete de identidade pode ser feita em simultâneo com várias turmas da
escola e ser preparado um momento de apresentação dos vários bilhetes de identidade
das turmas.
O levantamento de informação também pode ser usado para a construção de um "Iceberg Cultural da Turma", ou, através do alargamento da recolha e discussão de informação, a um "Iceberg Cultural da Escola".
Caso a turma tenha elementos de culturas muito diferentes, podem ser convidados
familiares dos/as alunos/as para virem à escola falar sobre as especificidades das suas
culturas, ou realizar trabalhos de aprofundamento dessas culturas.
Caso existam elementos na turma que falem diferentes línguas, podem traduzir-se algumas palavras do bilhete de identidade para essas línguas.
A turma pode propor um projeto para conhecer uma turma de outra escola ou de outro
país ou do mundo, através de correspondência via correio normal ou online. Uma possibilidade para correspondência internacional entre turmas é o site: https://www.penpalschools.com/.
2- Descrever situações de diversidade cultural
Depois da visualização do vídeo, criar grupos de 4 a 6 elementos.
Cada grupo discute as principais ideias do vídeo sobre o que é cultura e identifica cinco culturas que tenham conhecimento que existem na turma, na escola, ou na comunidade
envolvente.
O objetivo da atividade é conhecer melhor o pluralismo cultural que existe na escola.
Para isso, é necessário pesquisar sobre as diferentes nacionalidades, línguas, religiões e
histórias de vida de pessoas da comunidade educativa.
Cada grupo terá de apresentar a biografia de uma pessoa da comunidade educativa que
tenha uma nacionalidade, etnia ou religião distinta da maioria dos/as alunos/as da
escola. Pode ser um/a professor/a, uma pessoa da secretaria, um familiar de um/a
aluno/a, uma pessoa de referência da comunidade escolar local.
Cada grupo lista as pessoas que consideram poder entrevistar e organizam-se em conjunto com os restantes grupos de forma a não repetirem pessoas.
Planear as sessões de trabalho para a recolha de informação (pesquisa ou entrevistas), para o tratamento da informação e para as apresentações aos colegas.
Após a apresentação de todas as histórias, discutir em grande grupo quais os aspetos
comuns e diferenciadores entre as pessoas entrevistadas.
2018 - 2019 - 2.º Período
Tema 2# Igualdade de direitos
Tema: Igualdade de Género
Atividade: Reconhecer os estereótipos de género nas atividades profissionais›
1- Porque é que associamos algumas profissões mais ao género masculino e outras
mais ao género feminino?
2- Discussão em grupos sobre profissões e estereótipos de género:
2.1.associar o género masculino, feminino ou ambos a profissões que conhecem:
Género masculino
|
Género feminino
|
Ambos
|
2.2. apresentar e justificar as escolhas à turma e comparar as opções dos diferentes grupos;
2.3. procurar justificações para as associações que habitualmente são feitas e exemplos que os contrariem.
Ideias para agir
Pesquisar por homens e mulheres da região que tenham profissões habitualmente
associadas como mais femininas e masculinas, e realizar entrevistas para o jornal ou blo
g da escola relativamente às suas experiências com os estereótipos de género associados
às profissões.
Propor a realização na escola de uma feira das profissões onde se explora a dimensão do género, convidando mulheres que estão em profissões tradicionalmente encaradas como
masculinas e homens que estão em profissões tradicionalmente encaradas como femininas.
Informação extra
A campanha "Engenheiras por um dia", promovida pela Secretaria de Estado para a
Cidadania e Igualdade, tem informações sobre o impacto dos estereótipos de género nas
escolhas profissionais. Disponível em https://www.cig.gov.pt/;
A campanha #likeagirl disponibiliza vídeos e materiais sobre os estereótipos de género
associados ao comportamento feminino na sociedade. Disponível em https://always.com/
Preparação:
1-Consultar a Declaração Universal dos Direitos Humanos, no site do Diário da República (https://dre.pt/declaracao-universal-dos-direitos-humanos )
2-Consultar a Convenção dos Direitos da Criança no site da Unicef (https://www.unicef.pt/media/1206/0-convencao_direitos_crianca2004.pdf ).
Fase 1
› Em grupos de 4 a 6 elementos, discutir a rotina diária do grupo num dia de semana:
- a que horas acordam, o que fazem antes de sair de casa, para onde vão (escola)?
- o que fazem na escola (aulas, desporto, brincar com os colegas…), quanto tempo lá estão e o que fazem a seguir? na escola;
- o que fazem a seguir à escola (atividades, casa); e o que fazem em casa (vão para casa, brincam, ajudam os pais, fazem desporto…)?
› Registar por escrito uma rotina que represente a maioria dos elementos do grupo.
Fase 2
› Cada grupo vai analisar um dos seguintes vídeos:
- Vídeo 1 – História de Marco - https://www.youtube.com/watch?v=_GPt2MfLZ8Y
https://lmsev.escolavirtual.pt/playerteacher/resource/409981/L?se=2103&seType=
https://lmsev.escolavirtual.pt/playerteacher/resource/409981/L?se=2103&seType=
- Vídeo 2 – História de Pharady - https://www.youtube.com/watch?v=uBrnWBB0Wo0
https://lmsev.escolavirtual.pt/playerteacher/resource/410003/L?se=2103&seType=
https://lmsev.escolavirtual.pt/playerteacher/resource/410003/L?se=2103&seType=
- Vídeo 3 – História de Sonia - https://www.youtube.com/watch?v=LYNTWBaNqm8
https://lmsev.escolavirtual.pt/playerteacher/resource/410002/L?se=2103&seType=
https://lmsev.escolavirtual.pt/playerteacher/resource/410002/L?se=2103&seType=
› Responder às questões seguintes, em função do vídeo:
- Como é a rotina desta criança? (a que horas acorda? O que vai fazer? Durante quanto tempo? Como ele se sente? Pode brincar com outras crianças? Pode aprender coisas novas?...);
- Onde estão os seus pais? Os seus amigos? A sua família?
- Como vai ser o futuro desta criança?
- O que não está certo nas suas vidas?
- Que Direitos Humanos não estão a ser respeitados?
- De quem é a responsabilidade de garantir esses direitos? (das crianças, dos pais, das empresas/ fábricas para quem trabalham ou a quem vendem os produtos, dos governantes dos seus países, dos governantes dos países para quem vendem os produtos, de todos nós?)
- O que poderia ser diferente?
- Em que medida é que podemos, de alguma forma, estar a beneficiar da exploração do trabalho infantil em outros países?
Fase 3 ›
A partir das respostas às perguntas sobre os vídeos, preparar uma apresentação simulando que um grupo de cidadãos ativistas que pretende denunciar o problema destas crianças e a violação dos seguintes direitos:
- Direito à Educação;
- Direito de Proteção contra a Exploração Económica;
- Direito ao Descanso e ao Lazer;
› As apresentações podem ter diversas formas como apresentações orais com suporte digital ou cartolinas, papel de cenário, vídeo ou um simples discurso, mas devem relacionar os Direitos da Declaração Universal dos Direitos Humanos com as violações de Direitos presentes nas histórias dos vídeos.
Ideias para agir
› As apresentações realizadas na turma podem ser utilizadas numa exposição ou evento/mostra a nível escolar, ou transformadas em peças para o jornal ou blogue escolar;
› Explorar a possibilidade de implementar campanhas de sensibilização, angariações de fundos, etc., acerca dos dados recolhidos;
Informação adicional
› Declaração Universal dos Direitos Humanos, disponível no Diário da República (https://dre.pt);
› Convenção dos Direitos da Criança, disponível no site da Unicef (https://www.unicef.pt);
› Objetivos de Desenvolvimento do Milénio, disponíveis no Centro Regional de Informação das Nações Unidas (https://www.unric.org )