TIC7



Os domínios de trabalho em TIC são:

1.  SEGURANÇA, RESPONSABILIDADE E RESPEITO EM AMBIENTES DIGITAIS
2.  INVESTIGAR E PESQUISAR
3.  COLABORAR E COMUNICAR
4.  CRIAR E INOVAR

GLOSSÁRIO


JOGOS...


Aprende a teclar - aqui aqui , aquiaqui  ou  aqui  e aqui


1.  SEGURANÇA, RESPONSABILIDADE E RESPEITO EM AMBIENTES DIGITAIS

clicar aqui


Jogos - aqui


Dia da Internet Mais Segura - aqui




TAREFA #1:

Que tipos de  diferentes sistemas operativos conhecem ? O que é necessário para a sua instalação / configuração / atualização e utilização?


 Pesquisa, explora e elabora uma apresentação digital sobre o tema.





RECURSOS:

1- Sistema operativo - clicar aqui
2- Que outros sistemas operativos existem? - clicar aqui
3- Qual o melhor sistema operativo - clicar aqui
4- Diferentes sistemas operativos - clicar aqui






TAREFA #2:

Quais os comportamentos que visam a proteção da privacidade? Que comportamentos seguros devemos adotar  na utilização de ferramentas digitais?


 Pesquisa, explora e elabora uma apresentação digital sobre o tema.


RECURSOS:

1- Internet segura - clicar aqui
2- A segurança na Internet - clicar aqui
3- Privacidade - clicar aqui
4- Navegar em privacidade - clicar aqui
5- Internet e segurança para adultos - clicar aqui


TAREFA #3:

Quais são as normas dos direitos de autor associados à utilização da imagem, do som e do vídeo?



 Pesquisa, lê e elabora uma apresentação digital sobre o tema.



RECURSOS:

1- O que é direito de autor? - clicar aqui
2- Perguntas frequentes - clicar aqui
3- Posso ou não posso usar imagens do google no meu trabalho - clicar aqui
4- As nossas imagens tem direito de autor? -clicar aqui







PADLET da turma - clicar aqui


2.  INVESTIGAR E PESQUISAR


O aluno planifica e desenvolve uma investigação online, sendo capaz de:
- Elaborar um plano de investigação e pesquisa online, recorrendo a uma diversidade de ferramentas digitais, que parta de um tema de natureza curricular ou de um problema real e significativo, identificando questões orientadoras, critérios, atividades e procedimentos para a recolha, seleção e análise de informações e dados pertinentes, incluindo os recursos necessários e o cronograma de atividades;
- Usar estratégias de investigação online para efetuar pesquisas que garantam a obtenção de dados e informação de qualidade;
- Identificar ferramentas de investigação online adequadas aos objetivos da pesquisa planificada;
- Aplicar um conjunto de critérios previamente definido para verificar a qualidade e credibilidade dos dados e/ou informação disponíveis ou gerados online;
- Adotar comportamentos seguros na navegação na Internet;

- Utilizar, online ou offline, de forma criteriosa, eficiente e com alguma autonomia, uma diversidade de serviços, ambientes e ferramentas digitais em rede para organizar, gerir, categorizar e recuperar dados e informação.

TAREFA #4:

1.º - Criação de uma AVATAR
1.1. https://avatarmaker.com/ 
1.2. https://avachara.com/avatar/
1.3. http://www.doppelme.com/create/
1.4. http://southpark.cc.com/avatar?fref=gc&dti=485255481839468

Depois enviar o AVATAR para o email do professor (o nome do ficheiro deve conter o nome do aluno, número e turma).




      


TAREFA #5:

Articulação com Ciências Naturais:

Trabalho escrito individual sobre a unidade 14 " Compreender as grandes etapas da história da Terra" das páginas 152 à 165 do manual escolar de Ciências Naturais.

Estrutura do trabalho:Título, introdução, desenvolvimento, conclusão e bibliografia. 

Máximo 3 páginas A4. Ver exemplo da página 8 do manual escolar de Ciências Naturais. O formato poderá ser word, ppt ou outro.

Recursos #1 (CN)








Recursos #2 (TIC)

Fazer uma capa no word - ver aqui
Colocar uma imagem - ver aqui
Inserir legendas nas images - ver aqui
Como fazer uma trabalho no word - clicar no F1

Atalhos do WORD - aqui

- power point: tutorial - clicar aqui






TAREFA #6

Com o trabalho de CN vão tentar recriar os slides em video no vimeo.

RECURSOS:

 VIMEO 

Um modelo- aqui








TAREFA #7

Fazer uma montagem de imagens/fotografias de um dos temas que estão a tratar numa das outras disciplinas do vosso currículo.


RECURSOS:

Utilizem os seguintes URLs para fazer colagens de fotografias

http://www.fotor.com/pt/colagem/









....procurar imagens - http://www.doppelme.com/create/

....criar imagens com palavras .. https://wordart.com/





1. SEGURANÇA, RESPONSABILIDADE E RESPEITO EM AMBIENTES DIGITAIS:

O aluno adota uma atitude crítica, refletida e responsável no uso de tecnologias, ambientes e serviços digitais, sendo capaz de:
- Conhecer diferentes sistemas operativos e os mecanismos de segurança que lhes estão associados;
- Adotar práticas seguras de instalação, atualização, configuração e utilização de ferramentas digitais;
- Conhecer comportamentos que visam a proteção da privacidade e adotar comportamentos seguros na utilização de ferramentas digitais;
- Adotar práticas seguras de utilização das ferramentas digitais e na navegação na Internet;
- Respeitar as normas dos direitos de autor associados à utilização da imagem, do som e do vídeo





EARTH DAY - 22nd APRIL 2021

  EARTH DAY - 22nd APRIL 2021 Read this book made on StoryJumper