1. SEGURANÇA, RESPONSABILIDADE E RESPEITO EM AMBIENTES DIGITAIS
2. INVESTIGAR E PESQUISAR
3. COLABORAR E COMUNICAR
4. CRIAR E INOVAR
GLOSSÁRIO
JOGOS...
Aprende a teclar - aqui , aqui , aqui, aqui ou aqui e aqui
1. SEGURANÇA, RESPONSABILIDADE E RESPEITO EM AMBIENTES DIGITAIS
Jogos - aqui
Dia da Internet Mais Segura - aqui
1. SEGURANÇA, RESPONSABILIDADE E RESPEITO EM AMBIENTES DIGITAIS
clicar aqui
Jogos - aqui
Dia da Internet Mais Segura - aqui
TAREFA #1:
Que tipos de diferentes sistemas operativos conhecem ? O que é necessário para a sua instalação / configuração / atualização e utilização?
RECURSOS:
1- Sistema operativo - clicar aqui
2- Que outros sistemas operativos existem? - clicar aqui
3- Qual o melhor sistema operativo - clicar aqui
4- Diferentes sistemas operativos - clicar aqui
TAREFA #2:
Quais os comportamentos que visam a proteção da privacidade? Que comportamentos seguros devemos adotar na utilização de ferramentas digitais?
RECURSOS:
1- Internet segura - clicar aqui
2- A segurança na Internet - clicar aqui
3- Privacidade - clicar aqui
4- Navegar em privacidade - clicar aqui
5- Internet e segurança para adultos - clicar aqui
TAREFA #3:
Quais são as normas dos direitos de autor associados à utilização da imagem, do som e do vídeo?
Pesquisa, lê e elabora uma apresentação digital sobre o tema.
RECURSOS:
1- O que é direito de autor? - clicar aqui
2- Perguntas frequentes - clicar aqui
3- Posso ou não posso usar imagens do google no meu trabalho - clicar aqui
4- As nossas imagens tem direito de autor? -clicar aqui
PADLET da turma - clicar aqui
2. INVESTIGAR E PESQUISAR
O aluno planifica e desenvolve uma investigação online,
sendo capaz de:
- Elaborar um plano de investigação e pesquisa online,
recorrendo a uma diversidade de ferramentas digitais, que parta de um tema de
natureza curricular ou de um problema real e significativo, identificando
questões orientadoras, critérios, atividades e procedimentos para a recolha,
seleção e análise de informações e dados pertinentes, incluindo os recursos
necessários e o cronograma de atividades;
- Usar estratégias de investigação online para efetuar
pesquisas que garantam a obtenção de dados e informação de qualidade;
- Identificar ferramentas de investigação online adequadas aos
objetivos da pesquisa planificada;
- Aplicar um conjunto de critérios previamente definido para verificar
a qualidade e credibilidade dos dados e/ou informação disponíveis ou gerados online;
- Adotar comportamentos seguros na navegação na Internet;
- Utilizar, online ou offline, de forma criteriosa, eficiente
e com alguma autonomia, uma diversidade de serviços, ambientes e ferramentas
digitais em rede para organizar, gerir, categorizar e recuperar dados e
informação.
TAREFA #4:
1.º - Criação de uma AVATAR
1.1. https://avatarmaker.com/
1.2. https://avachara.com/avatar/
1.3. http://www.doppelme.com/create/
1.4. http://southpark.cc.com/avatar?fref=gc&dti=485255481839468
Depois enviar o AVATAR para o email do professor (o nome do ficheiro deve conter o nome do aluno, número e turma).
TAREFA #5:
Articulação com Ciências Naturais:
Trabalho escrito individual sobre a unidade 14 " Compreender as grandes etapas da história da Terra" das páginas 152 à 165 do manual escolar de Ciências Naturais.
Estrutura do trabalho:Título, introdução, desenvolvimento, conclusão e bibliografia.
Máximo 3 páginas A4. Ver exemplo da página 8 do manual escolar de Ciências Naturais. O formato poderá ser word, ppt ou outro.
Recursos #2 (TIC)
Fazer uma capa no word - ver aqui
Colocar uma imagem - ver aqui
Inserir legendas nas images - ver aqui
Como fazer uma trabalho no word - clicar no F1
Atalhos do WORD - aqui
- power point: tutorial - clicar aqui
TAREFA #6
Com o trabalho de CN vão tentar recriar os slides em video no vimeo.
RECURSOS:
VIMEO
Um modelo- aqui
TAREFA #7
Fazer uma montagem de imagens/fotografias de um dos temas que estão a tratar numa das outras disciplinas do vosso currículo.
Fazer uma montagem de imagens/fotografias de um dos temas que estão a tratar numa das outras disciplinas do vosso currículo.
RECURSOS:
http://www.photocollage.com/
http://www.ribbet.com/
http://photo-collage.net/photo-collage-maker/
http://ipiccy.com/
http://www.pizap.com/
http://www.ribbet.com/
http://photo-collage.net/photo-collage-maker/
http://ipiccy.com/
http://www.pizap.com/
....procurar imagens - http://www.doppelme.com/create/
....criar imagens com palavras .. https://wordart.com/
....criar imagens com palavras .. https://wordart.com/
1. SEGURANÇA, RESPONSABILIDADE E RESPEITO EM AMBIENTES DIGITAIS:
O aluno adota uma atitude crítica, refletida e responsável no uso de tecnologias, ambientes e serviços digitais, sendo capaz de:
- Conhecer diferentes sistemas operativos e os mecanismos de segurança que lhes estão associados;
- Adotar práticas seguras de instalação, atualização, configuração e utilização de ferramentas digitais;
- Conhecer comportamentos que visam a proteção da privacidade e adotar comportamentos seguros na utilização de ferramentas digitais;
- Adotar práticas seguras de utilização das ferramentas digitais e na navegação na Internet;
- Respeitar as normas dos direitos de autor associados à utilização da imagem, do som e do vídeo